O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) é o principal alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga uma organização criminosa suspeita de desvio de emendas parlamentares, além de corrupção e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em Brasília e nas cidades baianas de Mata de São João e Vera Cruz, além da capital Salvador.
Em nota, a defesa do parlamentar nega qualquer envolvimento com irregularidades.
“O deputado reitera que jamais negociou a execução de emendas parlamentares, nunca indicou empresas e não exerce qualquer função de ordenador de despesas. O papel do parlamentar sempre se limitou à apresentação de emendas, com o objetivo de assegurar recursos federais aos municípios que representa na Bahia”, informaram seus advogados.
Essa ação teve apoio da Receita Federal e da Controladoria Geral da União. A primeira fase da Operação Overclean foi desencadeada no dia 10 de dezembro de 2024. Depois, em junho de 2025, foi determinado o afastamento de dois prefeitos da Bahia, suspeitos de desvio de emendas: Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, do município de Ibipitanga; e Alan Machado, de Boquira.










