Uma pesquisa divulgada pela Real Time Big Data nesta quarta-feira (2) aponta que o bolsonarista André Fernandes (PL) está tecnicamente empatado com o candidato do PT, Evandro Leitão, na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Fernandes aparece com 25% das intenções de voto, enquanto Leitão lidera com 26%. O atual prefeito, José Sarto (PDT), que representa o grupo político de Ciro Gomes, aparece em uma distante quarta posição, com 16%. A pesquisa pode indicar uma possível mudança no cenário político da capital cearense, dominado há anos pelas forças do PT e PDT.
Além de André Fernandes e Evandro Leitão, outros nomes estão na disputa, como Capitão Wagner (União), com 19% das intenções de voto, e Eduardo Girão (Novo), que aparece com apenas 2%. Fernandes, próximo da família Bolsonaro, poderia romper a hegemonia de forças de esquerda na cidade, fortalecida principalmente pela influência de Ciro Gomes e pelo legado de Lula no estado. “Essa é uma oportunidade de finalmente trazer uma gestão mais alinhada com os valores conservadores e de direita para Fortaleza”, disse um aliado de Fernandes.
A pesquisa foi realizada entre 30 de setembro e 1º de outubro de 2024, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ouviu 1.000 pessoas e custou R$ 15.000, pago pela TV Record. Se os resultados se mantiverem, Fernandes tem boas chances de levar a disputa para o segundo turno, ameaçando diretamente anos de domínio do PT e PDT na cidade.