O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, avalia pedir exoneração do cargo. Segundo apuração do canal de notícias CNN Brasil, aliados do presidente nacional do PDT dizem que ele mesmo já admitiu essa possibilidade diante do dantesco esquema de descontos ilegais nas contas de aposentados e pensionistas, que veio à tona após investigação da Polícia Federal. A fraude chega a R$ 6,3 bilhões.
Segundo a reportagem, a avaliação é de que o ministro está isolado diante da crise e deve ocorrer uma reunião em breve entre Lula e Luppi que pode definir uma mudança imediata no comando da instituição. Na última terça-feira (29), Lupi esteve por cinco horas em uma audiência na Câmara para se defender das acusações de corrupção no INSS.
O atual ministro disse ter agido com rigor quando soube da fraude, mas também afirmou que há corrupção em todos os órgãos públicos, o que provocou revolta daqueles que ainda o apoiaram.
Já de olho nas eleições do próximo ano, Lula bem sabe que esse escândalo será usado contra ele na campanha de 2026. Se livrar de Luppi, ainda que seja cortar na própria carne, certamente é algo já definido para o petista.