Alexandre de Moraes tem sido alvo de mais pedidos de impeachment nos últimos anos em comparação aos demais colegas da Corte. De 2019 a 2023, foram protocolados 77 requerimentos de abertura de investigação por crime de responsabilidade contra ministros do STF no Senado, sendo que 40 destes pedidos são contra Moraes. As acusações envolvem principalmente condução tendenciosa de inquéritos e declarações com teor supostamente político-partidário.
A característica comum dos pedidos de impeachment é que a maioria deles foi apresentada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. O próprio ex-chefe do Executivo é autor de um dos requerimentos de impeachment contra o magistrado, apresentado em agosto de 2021. Moraes é o relator de duas investigações que envolvem o ex-presidente: o inquérito das “milícias digitais” e o vazamento de dados sigilosos de investigações da Corte.
Dentre os ministros mais recentes no STF, André Mendonça e Nunes Marques, ambos indicados por Bolsonaro, são os únicos que não receberam pedidos de impeachment.