O estado de São Paulo deu um passo em direção à transição energética ao anunciar o lançamento da primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol no mundo. A iniciativa é resultado da colaboração entre a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e empresas privadas do setor de energia verde.
O projeto, liderado pelo Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa, reunirá especialistas do setor público e privado. Prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2024, a estação terá a capacidade de produzir 5 kg/hora de hidrogênio a partir do etanol. Esse hidrogênio será usado para abastecer três ônibus e um automóvel sedã movidos por células de combustível, que geram eletricidade internamente.
Com investimentos superiores a R$ 182 milhões e a colaboração de empresas do setor de energia, automotivo e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o projeto busca contribuir para a sustentabilidade e promover a pesquisa em energias limpas no Brasil. Além disso, reforça o compromisso de São Paulo em liderar a transição energética, alinhando-se com os esforços internacionais para estimular uma economia mais sustentável.