Lula nomeou o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, para chefiar a pasta interinamente. A indicação já consta no Diário Oficial. Ele substitui temporariamente o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que entregou, na última quinta-feira (8), uma carta com pedido de demissão do cargo. Lewandowski assumiu a pasta em fevereiro de 2024 e alegou que questões pessoais e familiares o levaram a tomar a decisão.
O ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto já foi secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em 2014, teve o nome aprovado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal para ocupar o cargo de secretário-geral da Corte.
Almeida Neto exerceu por oito anos o cargo de diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). No âmbito acadêmico, foi professor e cursou pós-doutorado e doutorado em direito pela Universidade de São Paulo (USP).
Diante do avanço de projetos importantes contra o crime organizado, se espera um nome definitivo para assumir o ministério responsável por combater aquele que é considerado o maior temor dos brasileiros atualmente: a falta de segurança que amedronta os quatro cantos do país.
Fonte: Agência Brasil.













