Subiu de 27 mil para 55 mil a quantidade de consumidores sem energia em São Paulo. A capital é a região mais prejudicada, com quase 39 mil consumidores às escuras. Mas cidades da Região Metropolitana também continuam sendo atingidas. Em Itapevi, dos 98 mil consumidores, há 893 sem energia. É quase 1% do total. A Enel divulgou um comunicado informando que havia conseguido restabelecer o padrão de normalidade de sua operação. Diz ainda que suas equipes de reparo continuam nas ruas trabalhando para restabelecer o serviço.
“Enquanto equipes restabelecem o fornecimento em alguns pontos, novas ocorrências podem ser registradas em outros trechos da rede, seja por fatores climáticos, objetos arremessados sobre a rede ou manobras técnicas necessárias para a execução dos reparos”, informou a concessionária.
Na última quarta-feira (10), um ciclone extratropical gerou ventos que chegaram a 98km/h em algumas áreas. Mais de 330 árvores caíram, o que acabou interrompendo o fornecimento de energia. No auge do problema, mais de 2,2 milhões de clientes ficaram sem luz.
Na sexta-feira (12), a Justiça ordenou que a Enel restabelecesse o serviço em 12 horas sob pena de multa de R$ 200 mil por hora descumprida. A companhia, no sábado, declarou que a situação estaria normalizada no domingo. No dia seguinte, o ministério de Minas e Energia também se manifestou sobre o problema de energia elétrica em São Paulo, declarando que a Enel pode perder a concessão se não cumprir integralmente os índices de qualidade e as obrigações contratuais previstas.
Fonte: Agência Brasil.









