Lula oficializou as novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Durante a cerimônia do Conselho Nacional de Trânsito, ele destacou que não se trata apenas do barateamento do processo.
“Estamos oferecendo às pessoas mais humildes o direito de serem cidadãos de primeira categoria, respeitados na sua plenitude, nos direitos que eles têm que ter. Espero que o sucesso deste momento que estamos vivendo com a CNH seja uma coisa muito promissora para as pessoas que mais necessitam neste país. Custava R$ 4 mil para tirar uma carteira”, disse.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, avaliou que as mudanças modernizam, simplificam e barateiam a CNH.
“Uma decisão politicamente muito forte que vai atender cerca de 100 milhões de brasileiros que têm a carteira ou estão esperando a oportunidade para tirar a carteira”, afirmou.
No entanto, especialistas em segurança no trânsito fazem inúmeras críticas à mudança, uma vez que, a partir de agora, serão necessárias somente 2 horas de aula prática (antes eram 20 horas). Outro ponto polêmico é quanto à renovação automática da habilitação, que vai dar direito aos motoristas que passaram o ano anterior sem multas na carteira, retirando totalmente a obrigatoriedade de um mínimo exame médico para tanto.












