Trump está mal informado sobre o Brasil, diz Lula, que quer expor ‘realidade petista’

Redação 011
2 Min
Trump está mal informado sobre o Brasil, diz Lula, que quer expor 'realidade petista'
foto: Ricardo Stuckert / PR

Durante entrevista concedida na quarta-feira (24) em Nova York, Lula (PT) afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria “mal informado” sobre o Brasil. A declaração foi feita após um breve encontro entre os dois líderes na Assembleia Geral da ONU. O petista disse querer explicar ao republicano aspectos da realidade brasileira segundo a ótica do PT, sugerindo que medidas adotadas por Trump contra o país teriam sido baseadas em informações equivocadas.

O encontro, que durou poucos segundos, foi descrito por Trump como marcado por uma “química excelente”. Lula relatou surpresa ao encontrar o norte-americano na antessala do plenário da ONU, classificando o momento como algo que “parecia impossível”. Apesar da informalidade, diplomatas brasileiros consideraram o gesto como uma abertura para diálogo, embora não haja previsão de reunião oficial entre os dois governos.

O líder da esquerda também comentou sobre as tarifas de 50% impostas por Trump a produtos brasileiros, reconhecendo o direito do republicano de proteger os trabalhadores norte-americanos. Lula sugeriu levar o tema à Organização Mundial do Comércio (OMC), defendendo negociações multilaterais. Ele afirmou estar disposto a negociar “qualquer coisa, menos a soberania brasileira”, em meio às tensões entre o Governo Federal e os Estados Unidos, motivadas por denúncias de perseguição política a opositores e restrições à liberdade de expressão apontadas por Washington.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.