A crise do Brasil também é exposta agora na COP30, amplamente considerada o maior e mais relevante evento do mundo para a discussão e negociação das mudanças climáticas. A edição deste ano vai ocorrer em Belém e o alto preço da hospedagem se tornou um problema de dimensões internacionais. Faltando apenas 80 dias para a conferência, apenas 47 dos 196 países previstos têm hospedagem e confirmaram presença.
A ONU e o Brasil vivem um impasse sobre o aumento da ajuda para que delegações de países pobres participem da COP30. O Governo Federal considera buscar apoio para oferecer subsídios sem o uso de recursos públicos. Os representantes das delegações e a organização do evento participaram de uma reunião nesta sexta-feira (22), mas nada foi resolvido.
O Planalto prometeu uma força-tarefa para acelerar o número de confirmações. Um grupo técnico vai buscar as delegações para entender as principais dificuldades e buscar alternativas. Há um clima de incerteza com um provável fiasco que teria dimensões bastante negativas sobre a atual administração do PT.
O alto preço das hospedagens no país está longe de ser uma exclusividade do Pará, com toda a certeza.