Janja protagonizou um constrangimento durante o encontro entre o presidente chinês, Xi Jinping, e a delegação brasileira. Na ocasião, não havia qualquer tipo de diálogo previsto, mas a mulher de Lula fez questão de ‘aparecer’ e pediu a palavra para criticar o TikTok. Segundo ela, o algoritmo favorece a Direita no Brasil. Sem disfarçar o desconforto, Xi Jinping teria respondido que o país tem legitimidade para regular e até banir a plataforma, se assim desejar.
Segundo apuração do portal G1, a primeira-dama da China, Peng Liyuan, teria ficado irritada com o comportamento de Janja durante o encontro. A postura da brasileira foi considerada desrespeitosa para aquele momento. A menção ao TikTok se tornou um tema sensível para a China, já que a plataforma está no centro de uma disputa internacional com os Estados Unidos.
Tal atitude lamentável de uma mulher que ocupa o cargo de primeira-dama foi destoou do clima de cooperação que marcou a visita da comitiva brasileira à China, com a assinatura de mais de 30 acordos bilaterais em áreas como infraestrutura, tecnologia e energia renovável. Os chineses também vão ampliar em R$ 27 bilhões os investimentos no Brasil.