O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, morreu aos 89 anos. Em abril de 2024, Mujica anunciou que estava com um tumor no esôfago. Houve uma piora em janeiro deste ano, quando o câncer se espalhou. A confirmação da notícia veio pelo atual presidente do país.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, publicou Yamandú Orsi na rede social X.
Nesta segunda-feira, a esposa de Pepe e ex-vice-presidente, Lucía Topolansky, afirmou que o político estava em estado terminal e sob cuidados paliativos. Era somente uma questão de horas até a despedida de um ícone da política sul-americana. Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015.
Ele chamou a atenção como um chefe de Estado de vida simples. Morava em um sítio nos arredores da capital Montevidéu e dirigia seu próprio Fusca, ano 1987, até a sede do Executivo, na Praça Independência.