Levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 1º e 4 de maio aponta que Jair Bolsonaro (PL) venceria Lula (PT) com ampla vantagem no Estado de São Paulo, caso a eleição presidencial fosse hoje. O ex-presidente aparece com 42,6% das intenções de voto, contra 29,1% de Lula — uma diferença de 13,5 pontos percentuais, fora da margem de erro de 2,4 pontos. O atual presidente também seria derrotado por Michelle Bolsonaro (35,8% a 29,2%) e pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que alcançaria 38,6%, também superando Lula com folga.
A pesquisa revelou ainda que 63,1% dos paulistas desaprovam a gestão do petista, índice que se manteve estável em relação à sondagem feita em fevereiro, antes da operação da Polícia Federal sobre fraudes no INSS. Apenas 33,9% disseram aprovar o governo. A avaliação “péssima” soma 43,9%, enquanto 8,9% consideram o governo “ruim”, totalizando 52,8% de percepção negativa. A insatisfação persistente no maior colégio eleitoral do país representa um sinal de alerta para o Planalto, especialmente diante da proximidade das eleições de 2026.
No cenário de uma disputa estadual, o governador Tarcísio de Freitas desponta como favorito à reeleição em São Paulo e mostra força suficiente para se projetar nacionalmente. No único cenário testado em que Lula teria vantagem foi contra o governador do Paraná, Ratinho Jr., por 29,6% a 17,8%. A pesquisa presencial ouviu 1.700 eleitores em 85 municípios e tem nível de confiança de 95%.