Lula vai retomar a agenda de viagens internacionais em dois países opositores aos Estados Unidos. Primeiro, o petista seguirá para a Rússia. A convite do presidente Vladimir Putin, o petista estará presente nas celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Esse é o feriado mais importante do país, que ocorre em 9 de maio. Lula e Putin também farão reunião sobre acordos bilaterais.
Em seguida, compondo o ‘tour da ditadura’, ele segue para a China, onde cumprirá agendas nos dias 12 e 13 de maio. A visita ao país asiático fará parte da cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. Lula vai se encontrar com Xi Jinping em meio à guerra comercial travada entre as duas maiores economias do mundo. Com as tarifas impostas pela Casa Branca, os chineses estão de olho em outros mercados para ‘desovar’ suas toneladas de mercadorias produzidas.
Esse é um momento delicado e certamente Donald Trump estará de olho nos desdobramentos desse encontro. Será a segunda visita oficial de Lula à China neste terceiro mandato.