Michelle Bolsonaro (PL) se destaca como forte candidata à Presidência em 2026, superando Lula (PT) com 48,5% contra 37,3% das intenções de voto em um eventual segundo turno, conforme pesquisa da Futura Inteligência. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (26), também aponta que Jair Bolsonaro (PL) teria vantagem ainda maior, com 51,1% contra 37,3%, mas sua inelegibilidade até 2030 impede a candidatura. O cenário reflete uma crescente rejeição ao atual governo petista e reforça o favoritismo da ex-primeira-dama entre os eleitores de direita, caso o ex-presidente não consiga reverter sua inelegibilidade.
Além de Michelle, governadores como Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás, aparecem numericamente à frente de Lula, embora dentro da margem de erro de 3,1 pontos percentuais. O governador paranaense Ratinho Jr. (PSD) também pontua acima de Lula, mas o empate técnico indica um cenário indefinido para os postulantes. A pesquisa ouviu 1.000 pessoas entre 19 e 22 de março, com índice de confiança de 95%.
Enquanto isso, Bolsonaro segue inelegível após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo alvo de novos processos no Supremo Tribunal Federal. Entre os ministros responsáveis, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia já haviam participado da condenação que retirou o ex-presidente da disputa eleitoral. O cenário reforça o papel de Michelle Bolsonaro como principal nome do PL para 2026, consolidando sua posição entre os eleitores conservadores.