O governo Trump anunciou o reconhecimento oficial de apenas dois gêneros, masculino e feminino, como parte de sua agenda administrativa. Durante seu discurso de posse, Trump destacou que direitos básicos serão garantidos a todos, independentemente de orientação sexual ou cor de pele, desde que respeitem sua identidade biológica. Ele afirmou: “A política do governo dos EUA é a de que existem apenas dois gêneros, masculino e feminino”, uma medida que foi aplaudida por conservadores reunidos no Capitólio.
A decisão, antecipada em dezembro passado, também busca limitar políticas consideradas “engenharia social de raça e gênero”. Segundo Trump, isso inclui a proibição de cirurgias de transição de gênero em crianças e restrições à presença de pessoas transgênero nas Forças Armadas e em instituições de ensino.
Apesar das mudanças em políticas de gênero, a lei dos Estados Unidos garante a manutenção de proteções contra discriminação previstas em leis como o Civil Rights Act de 1964 e o Fair Housing Act. Casais do mesmo sexo mantêm direitos de casamento e adoção em alguns estados, além de poderem decidir sobre visitas hospitalares e servir abertamente nas Forças Armadas, conforme regulamentações federais já existentes.