O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), elogiou a política fiscal do presidente direitista argentino Javier Milei, afirmando que as reformas implementadas, incluindo cortes de 30% nos gastos públicos, já mostram resultados positivos como o controle da inflação. “Milei sabe exatamente o que está fazendo… Isso já está repercutindo na entrada de recursos, no crescimento nominal”, destacou Tarcísio em entrevista à Band. Ele também questionou por que o Brasil, em melhores condições econômicas, não adota iniciativas semelhantes.
Nos primeiros dias de dezembro, Tarcísio recebeu a secretária-geral da Presidência da Argentina, Karina Milei, e o ministro da Economia, Luis Caputo, em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Durante a visita, o governador concedeu a Karina a Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria do estado, em reconhecimento às políticas econômicas lideradas pelo governo argentino. O encontro incluiu discussões sobre a privatização da Sabesp e outras estratégias de gestão fiscal.
As medidas de Milei, têm como objetivo alcançar o chamado “déficit zero”, um ajuste radical, que reduziu drasticamente os subsídios e a folha de pagamentos do governo, e resultou em uma diminuição importante da inflação argentina, de 290% para 8,8% ao ano. Apesar das críticas internas, o presidente argentino defende que o rigor fiscal é essencial para estabilizar a economia. “Se o Estado não gasta mais do que arrecada, não há inflação. Não é mágica”, afirmou Milei.