Os relatórios do Dnit mostram que a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira tinha uma estrutura de conservação considerada ruim desde julho de 2019. A construção entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) desabou.
Documentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes revelam que a ponte sobre o rio Tocantins levou classificação amarela, indicando nota 2 em uma escala crescente de qualidade, segundo o Índice de Condição de Manutenção.
“Essa ponte já tem mais de 60 anos de existência e, como vocês podem ver através das redes sociais, do noticiário, tem mostrado bastante que a ponte já não está mais suportando o grande fluxo de veículos pesados que passam por aqui”, afirmou o vereador de Aguiarnópolis, Elias Cabral Junior (Republicanos). O parlamentar gravou um vídeo com denúncias contra a qualidade da estrutura.
Em nota, o Dnit declarou que, entre novembro de 2021 e novembro de 2023, manteve vigente um contrato de manutenção desta e de outras pontes do Tocantins, por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas, no valor de R$ 3,5 milhões.