O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), gerou repercussão ao publicar uma imagem produzida por inteligência artificial em que aparece ao lado do bilionário Elon Musk. A postagem, feita nesta segunda-feira (16) em sua conta no X (antigo Twitter), serviu para divulgar a futura transferência da sede administrativa do governo estadual para o Centro de São Paulo. Embora a imagem seja fictícia, Tarcísio aproveitou o tom descontraído para comentar: “Talvez digam por aí que é inteligência artificial, mas a verdade é que sou eu levando o Elon Musk para dar uma volta no centro da capital e mostrar onde vai ficar a nova sede do Governo do Estado por lá!”
A escolha do uso de inteligência artificial para promover o projeto chamou atenção, especialmente devido à logo da ferramenta Grok, visível na imagem. O Palácio dos Bandeirantes confirmou que a imagem foi criada artificialmente e destacou que o bilionário não esteve no Brasil. O projeto, que visa revitalizar o Centro de São Paulo, já conta com um orçamento de R$ 4 bilhões, com o objetivo de trazer mais movimento e segurança à região.
A imagem gerada apresentou algumas falhas típicas de produções digitais, como irregularidades na camisa de Musk e um “buraco” em seu couro cabeludo, reforçando que não era uma foto real. Ferramentas de detecção de AI, como TrueMedia.org e Hive Moderation, confirmaram a origem artificial da imagem. O uso da tecnologia por Tarcísio, gerou críticas entre alguns internautas, enquanto, foi bem recebido por outros, que viram na postagem uma demonstração de criatividade e inovação, alinhada ao discurso de modernização e eficiência defendido pelo governador.