O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), criticou o protecionismo europeu, principalmente da França, ao discursar na abertura de um evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio. Na semana passada, o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, divulgou um comunicado em suas redes sociais dizendo que o grupo francês não comercializaria mais carnes vindas do Mercosul – bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
“Não é possível que o CEO de um grupo importante como o Carrefour não se retrate de uma declaração de praticamente não contratar as proteínas animais advindas e oriundas da América do Sul. O Brasil, como o Congresso Nacional, como os empresários e a população, tem que dar uma resposta clara”, disse o parlamentar.
Segundo Lira, deve entrar na pauta desta semana um Projeto de Lei sobre a reciprocidade econômica entre os países, que proíbe o governo brasileiro de propor ou assinar acordo internacional com cláusulas ambientais que restrinjam a exportação de produtos brasileiros.
Fonte: Agência Câmara de Notícias