O presidente chinês e Secretário Geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping desembarcou em Brasília nesta quarta-feira (20) para uma série de compromissos oficiais com Lula da Silva (PT). A visita de Xi, que inclui discussões bilaterais e a assinatura de acordos entre Brasil e China, mobilizou uma ampla estrutura de segurança na capital federal. Xi está hospedado em um hotel próximo ao Palácio da Alvorada, que foi completamente esvaziado e adaptado pela delegação chinesa para atender suas demandas específicas, incluindo a instalação de janelas blindadas e o transporte de um colchão personalizado da China.
O hotel de luxo, onde também reside o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), teve a dispensa de grande parte dos funcionários e a retirada de hóspedes. Em tom descontraído, Haddad comentou sobre a situação: “Xi é brother”, indicando bom humor diante das mudanças impostas pela presença do líder chinês. As refeições da delegação são organizadas por equipes contratadas pelo governo da China, com áreas segregadas para oficiais e participantes.
Brasília foi decorada com bandeiras chinesas e brasileiras para marcar a ocasião, e a agenda de Xi inclui um jantar no Palácio do Itamaraty oferecido por Lula e a primeira-dama, Janja, que tem se envolvido fortemente nos negócios internacionais do governo, a ponto de diplomatas chineses pedirem para ela ficar fora das conversas entre autoridades, segundo a IstoÉ. A expectativa é que a visita fortaleça as relações comerciais entre os dois países governados por partidos de esquerda e permita o governo petista fazer negócios com a maior economia controlada por uma ditadura no mundo.