Em publicação recente no Instagram, o ministro Paulo Pimenta (PT), da Secretaria de Comunicação Social (Secom), referiu-se de forma contundente a quem pede por maior transparência nas eleições, chamando de “babaca” quem questiona a confiabilidade das urnas eletrônicas. As declarações foram feitas uma semana após o segundo turno das eleições municipais de 2024, que Pimenta classificou como uma vitória da democracia, destacando a ausência de denúncias de fraude por parte dos candidatos derrotados. A fala do ministro vem em resposta a pedidos de conservadores pela auditoria do código-fonte das urnas na eleição de 2022.
Ainda em sua postagem, Pimenta exaltou que os candidatos com ligações aos atos de 8 de janeiro, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não conseguiram se eleger. O ministro afirmou que “os golpistas foram derrotados e a democracia saiu fortalecida”. Segundo ele, 48 candidatos que participaram ou defenderam as manifestações concorreram nas eleições, mas não obtiveram êxito, mesmo com o uso de slogans e imagens polêmicas. A declaração de Pimenta é acompanhada pelo comentário do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), que atribuiu o alto índice de reeleição dos prefeitos à “satisfação” com a gestão atual do Brasil.
Na próxima quinta-feira (12), Paulo Pimenta reassumirá a Secom em Brasília, após ter se ausentado para representar o governo Lula (PT) no Rio Grande do Sul. Durante o período, o governo não designou um novo titular para a Secom, mantendo o jornalista Laércio Portela como ministro interino. Em declaração à CNN, Pimenta manifestou-se “orgulhoso da missão” cumprida e destacou que o estado demonstrou sinais de recuperação econômica, apesar de previsões contrárias. Em seu retorno à capital, Pimenta planeja apresentar um balanço sobre as ações no Rio Grande do Sul e seu legado, que será continuado pela Casa Civil.