A Polícia Nacional Bolivariana, comandada pelo regime de Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, publicou uma foto que mostra a silhueta de Lula na bandeira do Brasil e fez ameaças ao antigo ‘companheiro’ petista.
“Quem mexe com a Venezuela se dá mal. Nossa Pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagem de ninguém, não somos colônia de ninguém. Estamos destinados a vencer”, diz a publicação nas redes sociais.
Apesar de não mencionar diretamente Lula, a publicação mostra a silhueta de um homem que se assemelha a ele. As cores e os formatos que fazem parte da bandeira brasileira aparecem na imagem. Mais uma vez, o Itamaraty e o Palácio do Planalto optaram pelo silêncio diante de um momento de crise diplomática entre os dois países.
A situação ganhou proporções após o Brasil pedir a apresentação das atas eleitorais da eleição presidencial na Venezuela, que terminou com a reeleição de Maduro. A tensão aumentou depois do veto do Brasil à Venezuela no grupo dos Brics. Nesta semana, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela convocou o embaixador do país no Brasil para consultas em um sinal de insatisfação.