A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, comemorou o desempenho do partido nas prefeituras de Mauá (SP), Camaçari (BA) e Pelotas (RS), no segundo turno das eleições municipais. Ela também havia celebrado a eleição de Evandro Leitão em Fortaleza, única capital comandada pela legenda em 2025.
“Vitórias expressivas do PT, com a garra da nossa militância neste segundo turno, enfrentando a mentira e a violência da extrema-direita em campanhas que contaram, mais uma vez, com a garra da nossa militância”, escreveu na rede social X.
Em Mauá, cidade considerada como um importante reduto vermelho, Marcelo Oliveira levou a reeleição com 54,05% dos votos, contra 45,95% de Atila (União Brasil). Uma votação apertada também marcou a disputa em Camaçari – Caetano levou a melhor com 50,92% dos votos, diante de 49,08% de Flávio (União). O resultado de Pelotas também mostrou uma disputa acirrada e Marroni obteve 50,36% dos votos, contra 49,64% de Marciano Perondi (PL).
O Partido dos Trabalhadores se desidrata a cada nova eleição. Gleisi bem sabe disso. Para os petistas, resta apenas o caminho da renovação, mas com Lula à frente, não há chances disso acontecer. O egocentrismo do atual presidente jamais não permitirá tamanha ‘ousadia’.