O Líder Supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, declarou neste domingo (27) que os recentes ataques aéreos israelenses, embora intensos, não são motivo de preocupação para o governo iraniano. A afirmação foi feita após uma série de bombardeios de Israel, os quais, segundo o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enfraqueceram a capacidade de defesa do Irã. A retaliação israelense veio em resposta a um ataque com mísseis balísticos realizado por Teerã no início do mês, quando a ditadura muçulmana reagia à morte de lideranças terroristas no Líbano por parte dos israelenses.
Khamenei enfatizou que a resposta do Irã não deve ser subestimada, afirmando que os ataques israelenses são um “erro de cálculo” que falha em compreender a determinação e capacidade do povo iraniano. “Eles ainda não conseguiram entender corretamente o poder, a capacidade, a engenhosidade e a determinação do povo iraniano”, afirmou o Aiatolá em seu site oficial, reforçando que a segurança do Irã depende de sua capacidade de defesa, e não de concessões.
Israel, por outro lado, assegura que o ataque atingiu todos os objetivos estabelecidos, com Netanyahu agradecendo aos Estados Unidos pela assistência e consultoria no planejamento dos ataques. O Irã, no entanto, sustenta que o dano causado foi limitado e que seu sistema de defesa aérea interceptou parte das ofensivas israelenses.