O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, convocou para esta segunda-feira (2) uma sessão virtual extraordinária da Primeira Turma da Corte para que o colegiado julgue a decisão do mesmo, que ordenou o bloqueio da plataforma X. Além dele, o grupo é composto pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Moraes determinou o bloqueio do antigo Twitter depois de uma série de descumprimentos de decisões judiciais por parte da empresa do bilionário Elon Musk, como não liberar informações sobre usuários investigados e se negar a pagar multas aplicadas pelo Poder Judiciário. Na última vez, a rede social não indicou um representante no Brasil depois que Musk anunciou o fechamento do escritório mantido no país.
Os bloqueios começaram no período da madrugada do sábado, e os usuários brasileiros não consegue mais acessar a rede social controlada pelo por Elon Musk.
Independentemente da decisão do STF, a censura imposta após a proibição afetou diretamente o sentimento de democracia e liberdade de expressão dentro do Brasil.