Elon Musk, dono da rede social X (anteriormente Twitter), voltou a provocar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após a determinação judicial que exige a nomeação de um representante legal da empresa no Brasil. Em uma série de postagens na quarta-feira (28), Musk zombou de Moraes ao publicar uma imagem criada por inteligência artificial, comparando-o a personagens sombrios de ficção e afirmou: “Um dia, Alexandre, essa foto sua na prisão será real. Marque minhas palavras.”
A intimação contra Musk foi feita por Moraes no âmbito do Inquérito 4.957, que investiga supostos crimes de obstrução de Justiça e incitação ao crime. Em resposta, Musk intensificou o tom das suas postagens, sugerindo que as ações do ministro violam os princípios do devido processo legal. Em agosto, o X anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil, alegando que as decisões do magistrado são a principal causa para a medida, embora a plataforma continue ativa no país.
Além disso, a rede social contestou as ordens judiciais que exigem o bloqueio de contas acusadas de disseminar conteúdo antidemocrático, alegando que a equipe brasileira não tinha controle sobre as ações determinadas. Moraes, por sua vez, reforçou a exigência, aumentando a multa e ameaçando a prisão de representantes legais do X no Brasil, caso as ordens não sejam cumpridas.