O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (26) que o estado não possui mais focos ativos de incêndio, após enfrentar dias de grandes queimadas. Segundo o governador, as áreas em Pedregulho e Paulo de Faria, que ainda apresentavam focos no domingo, foram controladas durante a manhã. “Nós fizemos o reconhecimento agora pela manhã e os focos que remanesciam […] já foram extintos. Então, não tem nenhum foco ativo no estado de São Paulo”, afirmou Tarcísio.
Além do controle dos incêndios, o governador destacou a prisão de três pessoas suspeitas de provocar queimadas criminosas nas cidades de São José do Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira. Em Batatais, a Polícia Militar deteve Alessandro Arantes, de 42 anos, integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC), que foi flagrado ateando fogo em uma área de mata. Arantes teria, inclusive, gravado um vídeo comemorando a ação criminosa. As investigações sobre os incêndios estão sendo conduzidas pela Polícia Civil e pela Polícia Federal, que já abriram dois inquéritos.
Tarcísio também comentou sobre os fatores que contribuíram para a propagação dos incêndios, citando a estiagem, as altas temperaturas e os ventos fortes como elementos chave. Estima-se que os prejuízos causados pelos incêndios no estado superem R$ 1 bilhão. As Forças Armadas e o Corpo de Bombeiros seguem mobilizados para realizar ações preventivas em áreas vulneráveis, enquanto 48 municípios permanecem em alerta máximo para novos focos de incêndio.