Uma atualização na média das pesquisas feitas pela CNN sobre a corrida presidencial dos Estados Unidos mostra que o ex-presidente Donald Trump lidera contra o atual presidente Joe Biden, com 49% contra 44%. As pesquisas, que incluem levantamentos realizados após o debate presidencial de 27 de junho, revelam que a performance de Biden no debate teve um impacto negativo em sua campanha, colocando Trump em uma posição favorável e reforçando seu papel como principal candidato na corrida presidencial.
O debate em Atlanta na última quinta-feira aumentou as preocupações sobre a capacidade de Biden, de 81 anos, de governar. De acordo com uma pesquisa nacional do New York Times e Siena College, divulgada nesta quarta-feira, (3), a performance fraca de Biden gerou pânico dentro do Partido Democrata, com alguns doadores e comentaristas políticos sugerindo que ele deveria desistir da candidatura. A pesquisa destacou que 80% dos entrevistados acreditam que Biden é muito velho para concorrer a um segundo mandato, uma visão compartilhada por quase três quartos dos entrevistados.
A pesquisa do Wall Street Journal confirmou a tendência, mostrando Trump à frente de Biden por 48% a 42% entre os eleitores registrados. A liderança de Trump aumentou desde fevereiro e, entre os democratas, as preocupações com a idade de Biden subiram oito pontos, atingindo 59%. O comitê de campanha de Biden insiste que o presidente não tem intenção de desistir, mas as pressões internas são evidentes, com aproximadamente um terço dos democratas acreditando que Biden deveria se retirar da corrida presidencial.