O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) comemorou a vitória do Reagrupamento Nacional (RN) no primeiro turno das eleições legislativas francesas, realizadas neste domingo (30). Em suas redes sociais, ele destacou: “1º turno da eleição na França hoje, convocada por Macron, indicam ampla vitória da chapa de direita de Marine Le Pen + Jordan Bardella. Esta também é a eleição com a maior participação dos eleitores nos últimos 25 anos, o que demonstra a empolgação pela mudança e importância dela. Todas as pessoas normais estão na torcida pela vitória deles, o que representaria o início do resgate da França”.
De acordo com projeções da Ipsos Talan, o RN, liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella, deve vencer com 34% dos votos, enquanto o bloco centrista Juntos, do presidente Emmanuel Macron, deve ficar com 20,5% a 23%. A coligação de esquerda Nova Frente Popular obteve cerca de 29% dos votos. Este primeiro turno teve a maior participação eleitoral registrada desde 1981, com 65,8% de comparecimento, um aumento de cerca de 20% em relação a 2022, conforme relatado pelo jornal Le Monde.
O segundo turno ocorrerá no próximo domingo 7 de julho e será decisivo para determinar se o RN conseguirá formar um governo majoritário. Em Paris, a participação eleitoral mais que dobrou em comparação com dois anos atrás, chegando a 25,48% até o meio-dia. As regras do sistema eleitoral francês podem elevar a tensão para a próxima rodada, pois os candidatos que não alcançarem uma maioria absoluta no primeiro turno deverão competir novamente.