O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu liberar os deputados de comparecer ao trabalho, de forma presencial, durante toda esta semana. O motivo para tamanho ‘relaxamento’ é o período de festas de São João. A decisão segue a mesma linha adotada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Essa mordomia permite aos nossos representantes, por exemplo, participar de votações de maneira remota – uma vez que não há necessidade de ir até Brasília.
Tal liberação, inicialmente solicitada pela bancada do Nordeste, foi estendida para todos após uma conversa com os líderes partidários. Em um primeiro momento, Lira esteve propenso a levar esse benefício somente aos parlamentares daquela região. O próprio presidente da Casa está em Portugal para um seminário jurídico organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, na capital Lisboa.
Diante desse inusitado recesso informal, resta à população desejar uma excelente festa junina aos ilustres parlamentares desse Brasil.