O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), anunciou que o arroz importado pelo governo brasileiro deverá estar disponível nos mercados em até 40 dias ao preço de R$ 20 por pacote de 5kg. O edital para a importação de 300 mil toneladas foi publicado nesta quarta-feira (29) e terá validade de 90 dias. A decisão visa mitigar os efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul, que responde por 70% da produção de arroz no Brasil.
A portaria de importação estabelece que a medida não visa afrontar os produtores brasileiros, mas sim evitar a especulação de preços e garantir o abastecimento. Apesar da oposição dos produtores nacionais, que afirmam que a colheita no Rio Grande do Sul é suficiente para o mercado interno, os preços do arroz subiram 40% em trinta dias. “Com tudo o que estamos fazendo pelo RS, de forma alguma o governo quer afrontar os produtores de arroz, mas devemos olhar isso de uma forma holística,” disse Fávaro.
Neste cenário, os países do Mercosul, principais fornecedores externos de arroz para o Brasil, elevaram os preços do grão após o anúncio do primeiro leilão de compra, forçando o governo a adotar medidas drásticas. Como resposta, o Governo Federal decidiu zerar o imposto de importação para arroz de qualquer país fora do Mercosul, possibilitando a compra de arroz de mercados como a Tailândia. A medida visa impedir a alta de preços, apesar de ser desnecessária pelos produtores brasileiros.