O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o nome de Magda Chambriard para a presidência da estatal. A engenheira foi indicada por Lula após a demissão de Jean Paul Prates do cargo. O ex-chefe da companhia enfrentou uma crise na petrolífera, especialmente, depois que o Conselho de Administração decidiu reter R$ 43 bilhões em lucros extraordinários, em vez de repassar o valor aos acionistas de imediato.
Além de ser eleita presidente da estatal, Magda Chambriard também passou a integrar o conselho da empresa, composto por 11 integrantes, com mandatos de dois anos, permitidas até duas reeleições por conselheiro. Ela já foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) no Governo Dilma. Atualmente, exercia o cargo de assessora na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
“Magda Chambriard tomou posse em ambos os cargos nesta data e passou a integrar o Conselho imediatamente, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim”, detalhou a assessoria de imprensa da Petrobras.