A Câmara dos Deputados homenageou a data nacional da criação do Estado de Israel em uma sessão solene em Brasília. O país que foi criado em 1948, por meio de uma resolução da Organização das Nações Unidas e completou 76 anos em 14 de maio.
“A data que celebramos nesta sessão solene carrega símbolos que inspiram, renovam e fortalecem as crenças de que por meio do trabalho e dos respeitos às tradições o povo pode construir uma nação e se fazer vitorioso”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar Brasil-Israel, o deputado Gilberto Abramos (Republicanos-MG).
A cerimônia começou com minuto de silêncio em homenagem às vítimas israelenses que morreram nos ataques terroristas do Hamas. Entre os deputados que pediram a realização da sessão estão a deputada Bia Kicis (PL-DF) e os deputados Marco Feliciano (PL-SP) e Paulo Bilynskyj (PL-SP).
A parceria entre Brasil e Israel foi destaque durante a cerimônia no Plenário. A deputada Ione Barbosa (Avante-MG) relembrou a colaboração do Estado nas buscas das vítimas na tragédia de Brumadinho em 2019. Além disso, foram ressaltadas as parcerias entre os dois países nas áreas da saúde e segurança.
A atuação do diplomata brasileiro Oswaldo Aranha na sessão da assembleia-geral da ONU, que aprovou a criação de Israel, é sempre lembrada como um dos marcos fundadores do relacionamento entre os dois países.