O presidente do São Paulo Futebol Clube, Julio Casares, será ouvido na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas em reunião agendada para a próxima quarta-feira (22). O dirigente deve responder aos senadores sobre denúncia de venda de resultados de jogos de futebol. Além dele, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, José Perdiz de Jesus, e o procurador-geral do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, serão questionados sobre as medidas tomadas contra a manipulação de resultados.
A oitiva de Julio Casares como testemunha atende a requerimento do presidente da CPI, senador Jorge Kajuru (PSB-GO). Na justificativa do requerimento, Kajuru argumenta que “a integridade do esporte e a confiança dos torcedores podem estar comprometidas” e cita denúncias feitas pelo empresário John Textor, sócio majoritário do Botafogo. Textor alega ter “provas de corrupção e manipulação de resultados envolvendo árbitros e jogadores de renome”, incluindo gravações que indicariam a venda de resultados por jogadores do São Paulo.
O senador Romário (PL-RJ), relator da CPI, é o autor dos requerimentos para ouvir José Perdiz de Jesus e Ronaldo Botelho Piacente. O objetivo é obter esclarecimentos sobre a atuação do STJD em resposta a irregularidades e denúncias de esquemas de fraudes no futebol.
Fonte: Agência Senado