Em resposta aos desastres recentes no Rio Grande do Sul, o ex-presidente Michel Temer sugeriu a criação de uma secretaria nacional para prevenção de incidentes climáticos. A proposta foi feita nesta terça-feira (14), durante evento do Lide – Grupo de Líderes Empresariais, em Nova York e visa estabelecer uma estrutura governamental dedicada à antecipação e mitigação dos efeitos de eventos climáticos extremos.
Durante o Lide Investment Forum, em Nova York, Temer também fez críticas à postura da oposição no Brasil. Ele argumentou que os opositores deveriam colaborar para enriquecer o debate político e ajudar a governar, em vez de tentar impedir o governo de exercer suas funções.
“Oposição existe para ajudar a governar. É fundamental na democracia. Precisa ter oposição. Mas não é o que se aplica em nosso país. Incorporou-se no país a ideia de que se eu perder a eleição, tenho que trabalhar contra o país”, disse o ex-presidente.
Temer destacou ainda a importância de um ambiente político cooperativo para o avanço do Brasil e enfatizou que a criação de uma secretaria específica para questões climáticas é um passo necessário para enfrentar os desafios ambientais crescentes que o país enfrenta.
O evento, que reuniu políticos, autoridades e empresários, teve como objetivo discutir o cenário político e econômico do Brasil, além do potencial de investimentos no país. Entre os participantes estavam o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e diversos governadores e parlamentares.