Deputados da oposição criticaram a Secretaria de Comunicação da Presidência por investigar contas em redes sociais por supostas notícias falsas. A iniciativa da Secom está relacionada às ações de fiscalização de caminhões que levam doações ao Rio Grande do Sul. Inclusive, foi encaminhado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública um ofício com pedido de ações contra as postagens.
A deputada Caroline De Toni (PL-SC) afirmou que o Governo, em vez de se esforçar na reconstrução do estado gaúcho, está perseguindo parlamentares que teriam disseminado informações falsas: “É tão verdade esses fatos que a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] lançou portaria para dispensar fiscalização. Se não houvesse o bloqueio, a ANTT não teria emitido hoje a portaria”, disse.
O deputado Coronel Ulysses (União-AC) também criticou a iniciativa da Secom: “Não pode um ministro querer abrir inquérito contra os deputados que estão no seu direito constitucional de falar a verdade para a população. A verdade eu sei que dói, mas tem que ser escutada, tem que ser ouvida”, afirmou.
Para a deputada Julia Zanatta (PL-SC), a União censura quem está em busca de salvar vidas: “Não poderemos tirar o foco número um que é ajudar o próximo. Não é o momento de fazer politicagem, censura de adversário político”, concluiu.
Fonte: Agência Câmara de Notícias