Durante uma agenda oficial, o governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou sua pré-candidatura ao Senado pelo Distrito Federal nas eleições de 2026, sinalizando uma possível disputa pelas duas vagas disponíveis na Câmara Alta, marcando a primeira vez que o chefe do Executivo local torna público seus planos para o próximo pleito. Em suas declarações, Ibaneis reiterou que a vice-governadora Celina Leão será sua candidata ao Palácio do Buriti.
Durante o mesmo evento, na assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE), Ibaneis afirmou: “Eu pretendo me candidatar ao Senado em 2026. Celina assume para concluir o governo e, talvez, se for da vontade dela, deve ser candidata à reeleição”.
Para o presidente regional do MDB e da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz, a escolha de Ibaneis como candidato ao Senado foi referendada pela sigla e é vista como uma das mais fortes. Apesar do anúncio, o caminho de Ibaneis para o Senado não será simples. Com a possibilidade de nomes como Michelle Bolsonaro cogitando a candidatura pelo DF, existe a possibilidade de que o emedbista tenha uma disputa dura por uma das duas cadeiras.