Na quarta-feira (17), a Petrobras formalizou um protocolo de cooperação com a China National Chemical Energy Company (CNCEC) visando atividades conjuntas na área de energias renováveis e transição energética. O acordo, celebrado na sede da petrolífera em Brasília, marca o início de uma parceria associada ao Partido Comunista Chinês, que pode se estender para outras áreas, como exploração de petróleo, produção de fertilizantes e petroquímica, entre outras.
O convênio, com duração de dois anos, já está em vigor e inclui a análise de ativos de fertilizantes e petroquímica. Segundo Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, “este acordo é um passo significativo para fortalecer a presença da Petrobras no mercado internacional de energias renováveis”.
Além disso, a Petrobras informou sobre a aprovação unânime de medidas iniciais pela sua diretoria executiva para revitalizar a fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (ANSA) no Paraná, que está inativa desde 2020. A empresa também está negociando com ex-funcionários e se preparando para a retomada das operações, incluindo a contratação de serviços de manutenção e materiais essenciais.