Lula da Silva (PT) realizou uma visita ao Ceará para inspecionar as obras da Transnordestina, um projeto lançado em 2006 durante seu primeiro governo e que foi paralisado por diversas irregularidades. Inicialmente planejada para custar R$ 4,5 bilhões e ter uma extensão de 1.753 quilômetros, a ferrovia agora está estimada em R$ 14 bilhões, com apenas 1.206 quilômetros concluídos até 2029. O projeto visa conectar 81 municípios do Ceará, Piauí e Pernambuco.
Desde o início, a Transnordestina enfrentou problemas para sua execução, incluindo processos judiciais e interrupções nos repasses de verbas federais pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Considerado um dos maiores projetos do país, o empreendimento ilustra as dificuldades envolvidas na realização de obras dessa magnitude. A TLSA, empresa responsável pela construção e operação da ferrovia, tem enfrentado dificuldades financeiras e legais ao longo do processo, o que tem impedido o avanço do projeto.
Apesar dos contratempos e do aumento expressivo no orçamento ao longo dos anos, a retomada das obras da fase 3 em Pernambuco, agora totalmente financiada pelo Governo Federal com um investimento de R$ 4 bilhões, representa uma nova etapa no desenvolvimento da Transnordestina, que foi concebida como um dos principais projetos de infraestrutura do Brasil, juntamente com a transposição do rio São Francisco.