Nesta última quarta-feira (27), o governo de São Paulo, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), anunciou um concurso para o projeto arquitetônico do novo centro administrativo a ser construído no bairro Campos Elíseos, região central da capital paulista, onde se encontra a Cracolândia. O objetivo principal da iniciativa é revitalizar a área, aumentando o fluxo de pessoas e a sensação de segurança.
É, de fato, um dia especial e um marco na história da cidade de São Paulo. Um marco que representa uma retomada, uma história que a gente quer recuperar e tornar este sonho uma realidade”, afirmou o governador.
A proposta inclui a transferência de secretarias, autarquias e empresas públicas para um conjunto de prédios entre a praça Princesa Isabel e o Palácio dos Campos Elíseos, com exceção de alguns órgãos que permanecerão no Palácio dos Bandeirantes. Estima-se que mais de 22 mil funcionários públicos trabalharão no novo centro administrativo, que deverá ser construído por meio de uma parceria público-privada com previsão de investimento de R$ 4 bilhões.
Além disso, o projeto contempla a realização de desapropriações no entorno da praça Princesa Isabel, a doação de áreas municipais e a revitalização para unidades habitacionais no Centro, marcando uma das maiores intervenções urbanas na cidade e buscando atrair investimentos para a região central de São Paulo.