O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, marcaram uma reunião para discutir a Medida Provisória que reonera gradualmente a folha de pagamento a 17 setores da economia. O encontro entre eles será na próxima segunda-feira (15). Com Haddad ‘curtindo férias’, Pacheco recebeu, na Residência Oficial do Senado, o ministro interino da Fazenda, Dario Durigan, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), para tratar dos próximos passos da medida.
Boa parte das lideranças do Senado defende a devolução da MP. O presidente da Casa afirmou que decisão será tomada ainda no recesso parlamentar e após conversa com Haddad. A Medida Provisória é uma alteração enviada pelo Executivo na lei aprovada em 2023, que estabelece a prorrogação da desoneração da folha salarial para 17 setores que mais empregam no país, com cerca de 9 milhões de postos de trabalho – e que valeria até o fim de 2027.
Mas Lula juntamente com a sua equipe econômica decidiu pelo retorno gradual da cobrança de impostos sobre esses setores, além de mudanças no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. O PERSE foi criado em maio de 2021 com o objetivo compensar setores da economia prejudicados por medidas de combate à pandemia da Covid-19.