Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Datafolha revela que 38% dos entrevistados desaprovam a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto 27% aprovam.
Os resultados indicam uma mudança em relação a dezembro de 2022, quando havia um empate, com 31% tanto de aprovação quanto de reprovação; significando que os brasileiros tem mudado rapidamente sua perspectiva em relação ao Tribunal e seus ministros.
A pesquisa, que contou com a participação de 2.004 pessoas em 135 cidades no dia 5 de dezembro, possui uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A análise das respostas em relação à preferência política dos entrevistados revela que o STF é avaliado de forma positiva entre os que se dizem petistas, com 45% considerando o trabalho dos ministros como ótimo ou bom. Por outro lado, entre os bolsonaristas, a reprovação é mais expressiva, com 65% classificando a atuação como ruim ou péssima.
Nessa mesma ordem de ideias, outra pesquisa da DataFolha mostra que 60% dos brasileiros podem desaprovar o governo Lula (30% considerando-o “ruim ou péssimo”, e outro 30% considerando-o “regular”), enquanto 38% considera o governo do petista “ótimo ou bom”.
A reprovação do governo socialista está concentrada em pessoas com mais escolaridade, enquanto os que tem menos escolaridade se mostram satisfeitos com suas políticas.