Neste domingo, o candidato governista do Unión por la Patria, Sergio Massa, reconheceu a derrota nas eleições presidenciais para o deputado e candidato libertário do La Libertad Avanza, Javier Milei. Os resultados concretos ainda não foram divulgados oficialmente, mas as aproximações dão ao libertário Milei 55,86%.
Nas semanas prévias ao segundo turno, as pesquisas mostravam um empate técnico ou uma pequena brecha favorável a Javier Milei, quem recuou um pouco após o primeiro turno, onde chegou em segundo lugar com sete pontos abaixo de Massa.
O candidato derrotado disse que os resultados não foram os esperados, também admitiu que teve uma conversa com o novo presidente eleito Javier Milei onde o parabenizou e lhe desejou boa sorte, “porque é o presidente que a maioria dos argentinos elegeu para os próximos quatro anos”.
A revolução no mapa de poder da Argentina acabou por se consolidar com a vitória de Javier Milei, depois de ter vencido com ampla margem em regiões “antikirchneristas” (opostas ao governo) e também ter conseguido vitórias em regiões tradicionalmente kirchneristas; agora impulsionadas pela vitória presidencial do economista libertário.
Ainda se espera as percentuais oficiais e o discurso de Milei.