O presidente da Petrobras, Jean Paul Terra Prates, manifestou sua disposição de avançar em projetos de colaboração com a Bolívia durante uma reunião em Santa Cruz. Ambas as partes se encontraram para discutir uma ampla gama de questões relacionadas à exploração e fertilizantes, como parte de um esforço para fortalecer a cooperação energética entre os dois países.
Prates destacou a importância da colaboração entre o Brasil e a Bolívia, afirmando: “Eles são nossos vizinhos, nossos irmãos, e queremos levar energia ao nosso país e às pessoas. Queremos discutir a expansão da infraestrutura energética do gás”.
A reunião faz parte da agenda bilateral acordada por ambos os governos há mais de dois meses no Brasil. Entre os tópicos em discussão estão a exploração de hidrocarbonetos, fertilizantes, energias renováveis, lítio e gás natural liquefeito (GNL). Os executivos da Petrobras também têm programado visitar o Salar de Uyuni, na Bolívia, para conhecer de perto os projetos relacionados ao lítio em andamento no país.
O embaixador do Brasil na Bolívia, Luis Henrique Sobreira Lopes, elogiou a amplitude da agenda de trabalho entre os dois países e destacou a importância de pensar no médio e longo prazo no relacionamento bilateral.
A reunião contou com a participação de representantes das empresas estatais bolivianas Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Empresa Nacional de Eletricidade (ENDE), Yacimientos de Litio Bolivianos (YLB), além de autoridades e pessoal técnico do Ministério de Hidrocarbonetos e Energias. O evento marca um passo significativo na cooperação energética entre os dois países vizinhos.