A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado marcou para a próxima quarta-feira (25) as sabatinas dos três indicados para as vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça. A advogada Daniela Teixeira e os desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos foram indicados pelo presidente Lula.
Daniela Teixeira fazia parte da lista com seis nomes apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil. A vaga decorre da aposentadoria, em 2022, do ministro Felix Fischer. Os desembargadores José Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foram escolhidos em uma lista de quatro nomes também formada pelo próprio plenário do Superior Tribunal de Justiça.
Ambos devem repôr as vagas de Jorge Mussi, que se aposenta em janeiro, e de Paulo de Tarso Sanseverino, que morreu em abril. Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, os indicados serão nomeados e empossados. O STJ é composto de 33 ministros no total.