O Iron Dome, ou Domo de Ferro é um sistema de defesa aérea desenvolvido por Israel para interceptar e destruir mísseis e foguetes lançados contra o país. O sistema foi projetado pela empresa israelense Rafael Advanced Defense Systems em colaboração com a empresa americana Raytheon.
Considerado um tipo de escudo, o Domo de Ferro é composto por três componentes principais: um radar, um sistema de controle e um sistema de lançamento. O radar detecta mísseis e foguetes inimigos, o sistema de controle calcula a trajetória do míssil e o sistema de lançamento dispara um míssil interceptador para destruir o míssil inimigo no ar. É capaz de interceptar mísseis num raio de 4 a 70km, numa velocidade de 3 mil km/hora, além de ser projetado para funcionar em qualquer condição climática.
Desde que foi implantado em 2011, o Domo de Ferro tem sido usado com sucesso para interceptar milhares de mísseis e foguetes lançados por grupos militantes palestinos em Gaza. Somente no primeiro dia de ataque a Israel, neste sábado (7), foram lançados contra o país, aproximadamente 3.000 mísseis.
No entanto, o sistema não é infalível e não pôde interceptar todos os mísseis e foguetes lançados contra Israel. O grau de eficácia é de 92%. Por isso, a região da queda define se o foguete será interceptado ou não. Se o míssil for cair em região povoada, o Domo de Ferro entra em ação e calcula para não ser abatido em área habitada. O sistema Iron Dome é caro de operar e é mantido com recursos dos EUA.