O republicano Kevin McCarthy, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, foi destituído nesta terça-feira (03) por congressistas do seu próprio partido, que se irritaram com a sua ajuda aos democratas. Pela primeira vez em 234 anos de história, a Câmara apoiou uma resolução “para a vacância do cargo de presidente da Casa”, por 216 votos a 210.
Agora a Casa está sem presidente. Um interino, Patrick McHenry, foi escolhido até que um novo presidente da Câmara seja eleito.
O presidente americano, Joe Biden, expressou seu desejo de que a Câmara eleja rapidamente seu novo líder, “porque os desafios urgentes que nossa nação enfrenta não irão esperar”, declarou a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre.
McCarthy, é um ex-empresário de 58 anos, que não agradou os conservadores no último final de semana, ao aprovar uma medida temporária bipartidária, apoiada pela Casa Branca, para evitar a paralisação dos serviços federais. Em pronunciamento após a destituição do cargo, Kevin McCarthy disse que não se arrepende das escolhas que o levaram a deixar a presidência da Câmara.
O conservador da Flórida Matt Gaetz, que pressionou pelo voto de remoção de McCarthy, apostou que conseguiria depor o presidente da Câmara com o apoio de alguns poucos republicanos.
O presidente da Câmara dos Representantes é o segundo na linha de sucessão da presidência americana. Assim como muitos congressistas, ele repreendeu Donald Trump após os distúrbios no Capitólio em 2021, mas logo recuou e viajou à Flórida para fazer as pazes com o magnata.