A reforma ministerial começa a ser anunciada até a próxima quarta-feira. Quem garante isso são fontes ligadas ao Palácio do Planalto. A ‘dança das cadeiras’ vai ocorrer depois de inúmeras negociações do Governo Federal com o Congresso, diante de seus 37 ministérios que caminham na contramão no que se diz respeito a conter o excesso de gastos da máquina pública.
PP e o Republicanos já estão praticamente dentro do governo. Ambos os partidos receberão uma pasta cada. O deputado André Fufuca (PP-MA) vai para o Ministério dos Esportes, enquanto o deputado Silvio Costa (Republicanos-PE) comandará o Ministério de Portos e Aeroportos.
Mas há um nó para ser desatado. O atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), precisará de uma realocação. Uma alternativa é a Ciência e Tecnologia, atualmente com a ministra Luciana Santos (PCdoB). Outra opção é França ocupar o lugar do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) à frente do Ministério da Indústria e Comércio Exterior. Uma reunião entre o Lula e Alckmin deve definir essa questão, isso se não houver atrito entre eles.