Todos os itens projetados pelo Boletim Focus, do Banco Central, que traz expectativas do mercado financeiro para 2025, apresentaram estabilidade em relação às projeções divulgadas na semana passada. O documento mantém em 4,83% a projeção de inflação para 2025 – índice definido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Porcentagem considerada acima do teto da meta, que é de 4,5%.
Há quatro semanas, a inflação oficial do país foi projetada em 4,86%, percentual que cai para 4,29%, quando projetado para 2026, e para 3,90% para 2027. Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros – a Selic.
Pela 13ª semana consecutiva, o boletim Focus mantém as projeções deste índice em 15% ao ano, mesmo percentual definido pelo Comitê de Política Monetária do BC. O Copom justificou a manutenção da Selic em 15%, pela incerteza do ambiente externo, “em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos”. Também é citado o cenário doméstico. Para o Copom, os indicadores de atividade econômica apresentam moderação no crescimento.
Fonte: Agência Brasil.











